NÍVEIS DE COMPUTABILIDADE EM PROCESSO DE PROJETO

Casos e especificidades

  • Tássia Borges de Vasconselos
  • David Moreno Sperling
Palavras-chave: níveis de computabilidade projetual, projeto paramétrico, projeto algorítmico, arquitetura contemporânea, método de projeto

Resumo

Diante de um cenário de utilização massiva do computador em processos de projeto, pretende-se apresentar e sistematizar três lógicas gerais do uso dos ambientes digitais no contexto de projeto na arquitetura contemporânea, retomando-se definições propostas por Rivka Oxman (2006) e Toni Kotnik (2010). Articuladas a essas definições, estas lógicas são exemplificadas com a explicitação de processos de concepção de obras contemporâneas emblemáticas. Procura-se evidenciar a potencialidade do uso do computador como uma mídia ativa no processo projetual, segundo níveis de computabilidade específicos, os quais trazem possibilidades e desafios distintos para o projeto e a produção da arquitetura.
Publicado
2021-05-09
Como Citar
BORGES DE VASCONSELOS, T.; MORENO SPERLING, D. NÍVEIS DE COMPUTABILIDADE EM PROCESSO DE PROJETO: Casos e especificidades . PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 5, n. 17, 9 maio 2021.