MAIS DE PERTO E DE DENTRO: NO MERCADO DA MULTICULTURALIDADE

Resumo

Este artigo é dedicado a apresentar e percorrer sobre a centralidade que têm os mercados públicos em cidades pequenas e cidades históricas. Sobretudo, porque são equipamentos de referência urbana e vitalidade da cidade, que de forma admirável, com uma permeabilidade de articulação entre espaços públicos abertos e os ambientes cobertos, criam os lugares, a praça, o átrio, os encontros, a troca, enfim, a essência do lugar. Esse espírito, dinamizado pelos espaços semipúblicos, com forte concentração popular, transmite toda a identidade da vida cotidiana, ainda que de forma calma e com contornos de simplicidade. Os mercados públicos ganharam o título de bem cultural e diante desse novo status, viemos denunciar a problemática do panorama de pequenas cidades, que na atualidade, sob pressões do mercado do turismo exploratório, tem desvirtuado as funções originais de alguns desses formidáveis exemplares.Palavras-chave: patrimônio cultural, pequenas cidades, mercado popular, turismo exploratório, espetacularização.

Biografia do Autor

Douver Santos Santos Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Possuo graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Passei a ocupar Órgão Público desde 2015 na UFRJ como Arquiteto integrando o quadro efetivo do Escritório Técnico da Universidade. De 2015 a 2017 colaborei no planejamento e desenvolvimento dos orçamentos públicos para as obras da Universidade. Em 2018 atuei no corpo executivo da Prefeitura Universitária tendo a competência em coordenar as operações urbanas, sendo responsável pelo assessoramento ao Plano Diretor do Campus, nas tarefas de planejamento, diretrizes e consultoria, suporte técnico e operacional no planejamento e gestão de operações nas áreas urbanas dos campi; abrangendo o planejamento e desenvolvimento de projeto arquitetônico, paisagístico e de mobiliário urbano, seja para reforma ou construção nova dos diversos tipos de edificações e escalas urbanas. Ultimamente, tenho concentrado minhas atividades no âmbito do patrimônio diante da coordenação de patrimônios e restaurações de imóveis e bens tombados, onde realizamos estudos prévios, levantamentos, diagnósticos e adoção de melhores metodologias de intervenção para se definir e desenvolver o projeto mais pertinente e adequado para a conservação ou restauração do imóvel tombado ou preservado.
Publicado
2021-09-10
Como Citar
SANTOS CRUZ, D. S. MAIS DE PERTO E DE DENTRO: NO MERCADO DA MULTICULTURALIDADE. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 5, n. 19, 10 set. 2021.
Seção
Artigos e Ensaios