IMPLEMENTAÇÃO DE ENGENHARIA DE INFORMAÇÃO: UM CASO PARA ENSINO

Resumo

O caso para ensino construído apresenta uma situação real de um projeto de implementação de Engenharia de Informação, por um banco comunitário em uma comunidade em situação de vulnerabilidade, lançando luz sobre problemas práticos que instigam discussão e promovem uma atividade de avaliação formativa. Os objetivos do caso para ensino são: (a) identificar e analisar os estágios um projeto de implementação de engenharia de informação; (b) promover discussões sobre os desafios da implementação de engenharia de informação com diferentes públicos; e, (c) promover visão crítica sobre a engenharia de informação.

Biografia do Autor

Larissa Medianeira Bolzan, UFPel
Professora Adjunta do Curso Superior de Engenharia de Produção, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua no Grupo de Trabalho Metodologias Ativas de Ensino, da UFPel, que integra a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Pós-doutora em Administração, com pesquisas sobre Escalabilidade de Inovações Sociais, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutora em Administração, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pesquisas sobre os Processos de Ensino, Aprendizagem e Avaliação no Ensino Superior. Realizou Estágio Doutoral no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa (ULisboa), com estudos sobre Pedagogia Universitária e Avaliação Formativa no Ensino Superior. Mestre e Bacharel em Administração, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com pesquisas sobre Tecnologias de Informação e Sociedade.
Tem como interesses de pesquisas: Metodologias Ativas de Ensino para Engenharias, Metodologias de Cocriação com vistas a promover Inovação Social e a utilização de Tecnologia de Informação pela Sociedade

Referências

GIUZIO JR., R.; CANUTO, S.: Implementando ERP. São Paulo: LCTE, 2009.

LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P.: Sistemas de Informação Gerenciais. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2004.

LAURINDO, F. J. B.; ROTONDARO, R. G.: Gestão Integrada de Processos e da Tecnologia da Informação. São Paulo: Atlas, 2006.

MARTIN, J.: Engenharia da Informação. Rio De Janeiro: Campus, 2001.

O’BRIEN, J. A.: Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet. 3. Ed. Rio De Janeiro: Saraiva, 2010.

___________; MARAKAS, G. M.: Administração de Sistema de Informação. 15ªed. Porto Alegre: AMGR, 2013.

STAIR, R. M.; REYNOLDS, G. W.: Princípios de Sistemas de Informação. Rio de Janeiro: Cengage Learning, 2017.

TURBAN, E.: Administração de Tecnologia da Informação: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

___________; RAINER R. K.; POTTER R. E.: Introdução a Sistemas de Informação: Uma Abordagem Gerencial. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

Publicado
2021-07-12
Seção
Artigos