A ROBÓTICA EDUCACIONAL E SUA INTERAÇÃO COM PESSOAS NEURODIVERSAS

  • Ivie Johnson Ribeiro de Melo
  • Andréa da Silva Miranda Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Larissa Sato Elisiári Universidade Federal Rural da Amazônia

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como a robótica educacional pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo de alunos com neurodiversidade. A pesquisa foi desenvolvida no Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia (ACESSAR), da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), tendo como sujeitos um usuário com deficiência intelectual e um usuário com síndrome de Asperger. Foi utilizado um kit de robótica Lego Mindstorms NXT 9797, um microcomputador para a instalação do software da Lego e para a programação dos robôs. A abordagem metodológica utilizada para este estudo foi baseada na teoria construcionista de Saymour Papert. O processo de avaliação tem base no método Montessoriano, alicerçado na teoria das inteligências múltiplas de Gardner, psicólogo da Harvard University. Tal abordagem possibilitou analisar o potencial educacional da robótica aplicada a alunos com neurodiversidade. Observou-se um ganho significativo em fatores relacionados à cognição humana, tais como: atenção, concentração, percepção, resolução de problemas e raciocínio lógico. Outros aspectos como a interação entre os alunos e conhecimentos com práticas interdisciplinares foram verificados de igual forma.

Biografia do Autor

Andréa da Silva Miranda, Universidade Federal Rural da Amazônia
Dra em Engenharia de Produção e Sistemas.

Referências

CRISTINA, Conchinha Isabel; JOÃO, Correia. Robots e necessidades educativas especiais: A robótica educativa aplicada a alunos autistas. Challenges: meio século de TIC na educação. Lisboa: Challenges, 2015. p. 21-35.

GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

MEIMEI. Escola Montessori e Tradicional: As 7 principais diferenças entre o Sistema Montessori e o Método Tradicional. Rio de Janeiro, [s.d.]. Disponível em: <http://assefsoares.com.br/wp-content/uploads/2016/10/Livreto_Diferen%C3%A7as_Escola_MontessoriTradicional_-_eboook.pdf >. Acesso em: 11 de jun. 2018.

PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artmed Editora. 2008.

PAPERT, Seymour. LOGO: Computadores e Educação. Tradução e prefácio de José A. Valente. São Paulo: Editora Brasiliense.1985.

PIAGET, Jean. Epistemologia genética. Tradução de Álvaro Cabral. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

RIBEIRO, Celia; COUTINHO, Clara; COSTA, Manuel. A robótica educativa como ferramenta pedagógica na resolução de problemas de matemática no Ensino Básico. Braga: Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (AISTI), 2011.

SINGER, Judy. "Why can't you be normal for once in your life?' From a 'problem with no name' to the emergence of a new category of difference". In: M. Corker & S. French (orgs.). Disability discourse. Buckingham, Filadélfia: Open University Press, 1999. p. 59-67.

ZILLI, Silvana do Rocio. A Robótica Educacional no Ensino Fundamental: Perspectivas e Práticas. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

Publicado
2021-12-29
Seção
Artigos