GESTÃO PATRIMONIAL DE BENS MÓVEIS: INSTRUMENTO PARA OTIMIZAR CUSTOS E PLANEJAMENTO

  • José Francisco Bernardes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elaine Garcia dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosana Valéria Tibes Moreira Prochnow Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina

Resumo

Neste artigo procura-se apresentar, de forma direta e prática, conceitos e definições a respeito do tema patrimônio. Outras temáticas são inseridas no contexto da gestão patrimonial por se entender que a gestão patrimonial nas organizações públicas e privadas também se utiliza da multidisciplinaridade das ciências para se desenvolver. Como exemplo disso pode-se destacar as tecnologias da informação e da comunicação que deveriam ser utilizadas para o controle patrimonial e deixá-lo totalmente integrado com as ações organizacionais visando a otimização de custos e melhoria dos planejamentos de gestão e de compras futuras. No demais, identificou-se lições aprendidas e tendências de prática patrimoniais que podem servir de exemplo para todas as organizações brasileiras e outros resultado, produtos das pesquisas bibliográfica com ações de análise e descritiva. Espera-se que essa pesquisa agregue valores ou contribua para um debate contínuo sobre a gestão patrimonial brasileira, principalmente no controle de materiais e controle de bens móveis permanentes e para as inovações necessárias e que outras sugestões de melhorar a gestão possam aparecer.

Referências

Barbosa, Diogo Duarte. Manual de Controle Patrimonial nas Entidades Públicas. Brasília: Gestão Pública Ed., 2013.

BERNARDES, José Francisco. Administração Patrimonial. Florianópolis: UI/UFSCS, 2011.

BERNARDES, José Francisco. Gestão Patrimonial: materiais permanentes e bens móveis. Florianópolis: UI/UFSCS, 2008.

CARDOZO, Bruno Diego Alcântara; et. al. Comprometimento organizacional e gestão de bens materiais e patrimoniais em um empreendimento econômico solidário: um estudo em uma cooperativa de reciclagem. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/DjXSS4sskKLMFm8WxYTZQKH/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 21 jun 2021.

CHIN, Hong Yoh. Gestão de estoques na cadeia de logística, integrada – Supply/chain. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

FRANCISCHINI, P. G.; GURGEL, F. do A. Administração de Materiais e do Patrimônio. São Paulo: Cengage Leraning, 2012.

FRANCISCHINI, P. G.; GURGEL, F. do A. Administração de Materiais e do Patrimônio. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

MARTINS, G. Petrônio e Paulo Renato Campos Alt – Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

NAVARRO, R. F. A Evolução dos Materiais. Parte1: da Pré-história ao Início da Era Moderna. Revista Eletrônica de Materiais e Processos. 2006. Disponível em: www.dema.ufcg.edu.br/revista. Acesso em: 10 Jun 2021.

PIRES, Silvio R. I. Gestão de cadeia de suprimentos: conceitos, estratégias, práticas e casos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

RIBEIRO. Osíris M.; LACOMBE José M. Gestão e Controle do Patrimônio – A contabilidade prática. São Paulo: Saraiva, 2013.

ROCHA, Alexandre Amorim. O Modelo de Controle Externo Exercido pelos Tribunais de Contas e as Proposições Legislativas sobre o Tema. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/web/conleg/artigos/direito/Omodelodecontroleexterno.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2021.

SANTOS, Gerson dos. Gestão Patrimonial: Ampliada e atualizada. Florianópolis: Secco, 2016.

SANTOS, Gerson dos. Manual de administração Patrimonial. Florianópolis: Secco, 2002.

VIANA, João José. Administração de Materiais um enfoque prático. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2002.

Publicado
2021-12-29
Seção
Artigos