A ESCALA COMUM DE VALORES EM GRUPOS DE APRENDIZAGEM DE ESPANHOL EM EAD

  • Patricia Mussi Escobar Instituto Federal Sul-Riograndense, Campus Jaguarão

Resumo

A pesquisa foi construída com base na tese de Vetromille-Castro (2007), que constatou que a colaboração e a autonomia foram os valores que fomentaram a interação do grupo estudado. Vetromille- Castro considerou que havia outros valores, além da colaboração e da autonomia, que eram compartilhados pelos sujeitos covalorizantes (PIAGET, 1973). A partir dessa hipótese desenvolve-se este trabalho. Na pesquisa estudou-se o processo interativo de um grupo de professores em formação de Língua Espanhola como língua estrangeira (E/LE) nos fóruns de um entorno virtual de aprendizagem. Foram analisadas as publicações de de 30 alunos e das duas professoras de um polo em quatro fóruns da disciplina de Língua Espanhola III da licenciatura de Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira da Universidade Federal de Pelotas, na modalidade a distância. Os resultados foram obtidos mediante uma análise descritiva, de natureza qualitativa e de interpretação etnográfica virtual. Nas interações foi confirmada a hipótese de que havia outros valores em jogo nos intercâmbios qualitativos entre os indivíduos dos grupos, comportavam-se como um (sub) sistema adaptativo complexo (SAC). A partir de Schwartz (1992), identificou-se no mapa das escalas comuns de valores de cada grupo, valores de igualdade, amizade, responsabilidade, criatividade, solidariedade, além daqueles já identificados em pesquisa anterior.

Biografia do Autor

Patricia Mussi Escobar, Instituto Federal Sul-Riograndense, Campus Jaguarão
Atualmente é professora efetiva de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Foi professora efetiva de ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha, campus Alegrete, atuando na área de Letras: Português- Espanhol, Metodologia da Pesquisa, Didática e Projeto de Pesquisa. Também atuou como coordenadora de Pós-graduação substituta (Especialização em Gestão Escolar - desde novembro de 2016), conforme portaria n° 055 de 21 de março de 2017. É doutoranda em Linguística pela Universidade Católica de Pelotas. É mestre em Letras: Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Atua como professora orientadora convidada no Programa de Pós-Graduação em Mídias na Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e no Programa de Pós-graduação em Gestão Escolar do Instituto Federal Farroupilha, Campus Alegrete.

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Publicado
2021-12-29
Seção
Artigos