INFORMAÇÕES

Os trabalhos para submissão devem ser formatados de acordo com o TEMPLATE da Revista Prociências

Para a submissão de trabalhos é necessário o cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Quando for submeter um trabalho confira que os dados de todos os autores e coautores foram preenchidos corretamente na plataforma no ato da submissão do arquivo e que foi inserido o código ORCID. No resumo da biografia de cada autor ou coautor devem ser nseridos, no mínimo, os seguintes dados: titulação máxima, local de obtenção da titulação, filiação institucional atual.

Ao submeter um trabalho, o autor e coautores concordam com as políticas da Revista Prociências. Mais informações na seção Submissões.


EDIÇÕES ESPECIAIS


Além das submissões individuais, existe a possibilidade de um pesquisador (ou grupo de pesquisadores) propor uma Edição Especial na Revistat Prociências. Há dois tipos de Edições Especiais: Edição Temática e Dossiê.

 

1 Características de uma Edição Temática:

 

Uma edição temática é organizada de forma conjunta por editores do Prociências e editores convidados interessados em um tema específico.

 

Docentes de instituições de ensino superior ou de pesquisa do Brasil ou do exterior podem propor uma edição temática à Revista Prociências. Pode ser iniciativa de uma única instituição ou articulada entre diferentes instituições. Os proponentes, juntamente com representante do Comitê Editorial do Prociências, serão responsáveis por esse número da revista. Espera-se que os proponentes sejam, preferencialmente, atuantes em programas de pós-graduação.

 

Por iniciativa dos organizadores, podem ser propostas edições em outros idiomas diferentes da Língua Portuguesa.

 

Os proponentes (editores convidados) serão os primeiros a avaliarem os textos recebidos para a edição temática. O segundo avaliador será um membro do Comitê Editorial do Prociências ou parecerista ad hoc, com linhas de pesquisa alinhadas com a temática da edição.

 

O processo de avaliação dos textos de uma edição temática será às cegas, da mesma forma como acontece com as edições regulares. A diferença entre os dois processos é que as edições temáticas terão prazos especiais para recebimentos dos textos e poderão ter condições especiais também para a forma de submissão e formatação dos textos, o que será informado quando da divulgação da chamada para edição temática.

 

Integrarão a edição temática os textos submetidos que, segundo a avaliação dos editores, forem adequados à temática e cumprirem as diretrizes da chamada com qualidade formal e de conteúdo.

 

Textos recusados para a edição temática que apresentem qualidade poderão ser considerados para publicação em uma edição regular da Revista Prociências.

 

O texto de introdução da edição temática deverá ser escrito pelos proponentes. Além da introdução, a autoria dos proponentes pode constar na edição temática apenas em um único texto (individual ou em conjunto).

 

2 Características de um Dossiê:

 

Um dossiê é organizado por editores convidados cujas produções acadêmicas comprovem envolvimento e experiência com o tema proposto. Um editor da Revista Prociências será designado para acompanhar o processo e garantir que serão observadas as diretrizes da revista para esse tipo de publicação.

 

Docentes de instituições de ensino superior ou de pesquisa do Brasil ou do exterior podem propor um dossiê à Revista Prociências. Pode ser iniciativa de uma única instituição ou articulada entre diferentes instituições. Os proponentes, juntamente com representante do Comitê Editorial da Revista Prociências, serão responsáveis por esse número da revista. Espera-se que os proponentes sejam, preferencialmente, atuantes em programas de pós-graduação.

 

Por iniciativa dos organizadores, podem ser propostas edições em outros idiomas diferentes da Língua Portuguesa.

 

Um dossiê, para ser publicado, deve ter uma articulação temática e estar de acordo com o foco e o escopo do Prociências. Deve ser composto por no mínimo oito textos que tenham passado por um processo avaliativo sob responsabilidade dos proponentes (editores convidados). Depois de recebidos pelo Prociências, esses textos passarão por uma nova avaliação, feita por membros do Comitê Editorial que, então, terão a prerrogativa de recusar textos que não respeitem as normas editoriais da Revista ou que estejam fora da proposta do dossiê.

 

Textos recusados para o dossiê que apresentem qualidade poderão ser considerados para publicação em uma edição regular do Prociências.

 

Os processos de submissão e de avaliação dos textos de um dossiê respeitarão as normas indicadas pelos proponentes, sempre em acordo com as diretrizes gerais da Revista Prociências.

 

O texto de introdução do dossiê deverá ser escrito pelos proponentes. Além da introdução, a autoria dos proponentes pode constar no dossiê somente em um único texto (individual ou em conjunto).

 

Diretrizes para propor uma edição temática ou um dossiê:

 

Interessados em propor uma edição de chamada especial devem enviar a proposta para o Editor chefe da Revista Prociências no e-mail walter.iriondo@ufpel.edu.br a qualquer tempo, informando:

 

  • Tipo da publicação (edição temática ou dossiê);
  • Identificação dos proponentes que serão os editores convidados (nome, titulação e instituições/cursos aos quais estão filiados);
  • Temática;
  • Resumo da temática que será tratada no dossiê (entre 10 e 15 linhas);
  • Sugestão de cronograma, incluindo data de abertura da chamada, período de recebimento dos textos, período de avaliação dos textos e data de publicação;
  • Idioma da publicação.

 

A proposta será avaliada pelo Comitê Editorial e, se aprovada, será organizada em conjunto com os proponentes que se comprometerão a cumprir o cronograma combinado e os devidos procedimentos de avaliação.