Relatos de uma experiência em extensão com sujeitos apenados: a interdisciplinaridade a sustentar a proposta de uma inclusão social pela educação

  • Elaine Pimentel Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Ruth Vasconcelos Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Marinaide Freitas Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Resumo

RESUMOO texto apresenta a experiência de extensão universitária na Universidade Federal de Alagoas, com apenados dos regimes semiaberto e aberto, envolvendo professoras e estudantes de graduação das áreas de Direito, Ciências Sociais e Pedagogia. O projeto consistiu em ações educativas planajadas e executadas com as ferramentas pedagógicas da educação de jovens e adultos, com o objetivo de proporcionar caminhos para a integração social de pessoas que passaram pela prisão, por meio da educação. No texto são apresentadas as três perspectivas das áreas abordadas, com informações acerca dos caminhos trilhados para a execução do projeto, bem como a capacitação da equipe e os resultados alcançados.PALAVRAS-CHAVEExtensão; Prisão; Inclusão social; Educação; Alagoas. ABSTRACTThe text presents the experience of an university extension program at the Federal University of Alagoas, with convicts serving time in the open and semi-open detention regimes, involving professors and undergraduate students in the areas of Law, Social Sciences and Pedagogy. The project consisted of educational actions planned and implemented with the pedagogical tools of youth and adult education, with the aim of providing paths, through education, for the social integration of people who have been imprisoned. The text presents the three perspectives of the areas covered, with information about the paths taken to execute the project, as well as about team training and the results achieved.KEYWORDSUniversity Extension Program; Prison; Social inclusion; Education; Alagoas.

Biografia do Autor

Elaine Pimentel, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
É doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011), mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas (2005), graduada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (1999),  Professora Adjunta do Curso de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado) em Direito da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência em atividades de pesquisa e extensão nas áreas Direito e Sociologia, com ênfase em Criminologia, atuando principalmente nos seguintes temas: feminismo, gênero, segurança pública, sistema punitivo, violência, criminalidade. É líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Políticas Penitenciárias (NEPP), Vice-líder dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos sobre a Violência em Alagoas (NEVIAL) e  Grupo de Pesquisa Educações em Prisões (GPEP), todos registrados no CNPq.
Ruth Vasconcelos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos sobre a Violência em Alagoas no CNPq. Pós-Doutoranda no campo de estudos da Psicanálise.
Marinaide Freitas, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Professora Associada do Centro de Educação (Cedu). Docente da Graduação de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado (PPGE/Ufal). Pós-Doutorado em Educação na Universidade do Porto – Portugal.
Publicado
2019-01-15