Formação de professores de língua portuguesa e a importância de conceitos-chave para seu desenvolvimento: genericidade e textualidade

  • Anderson Carnin Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Ana Maria de Mattos Guimarães Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Palavras-chave: Modelo didático de gênero, genericidade, textualidade.

Resumo

O artigo explora a noção de modelo didático de gênero enquanto ferramenta didática e dispositivo de formação, enfatizando a relação entre a dimensão da genericidade e da textualidade presentes nesse construto advindo do campo da engenharia didática. Analisando um modelo didático do gênero “artigo midiático de divulgação científica” produzido por uma professora de Língua Portuguesa em formação continuada, aventa-se a hipótese de que o trabalho sistemático com e a elaboração de modelos didáticos de gênero pode fornecer benefícios ao trabalho e desenvolvimento profissional do professor, especialmente ao considerar-se a racionalização e explicitação necessárias à construção de um modelo didático coerente com princípios interacionistas sociodiscursivos. Conclui-se que a modelização didática de gêneros de texto, que alia o domínio da textualidade ao da genericidade, não deve ser descuidado do universo de práticas sociais de referência quando se trata de didatizar um determinado gênero de texto.

Biografia do Autor

Anderson Carnin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Doutor em Linguística Aplicada (UNISINOS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos. Atua junto à linha de pesquisa “Linguagem e Práticas Escolares”, em pesquisas relacionadas ao ensino e a aprendizagem de língua materna, gêneros de texto, formação inicial e continuada de professores, produção e análise de materiais didáticos. E-mail: acarnin@unisinos.br.
Ana Maria de Mattos Guimarães, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Doutora em Linguística e Letras (PUCRS). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos. Bolsista de produtividade CNPq. Atua junto às linhas de pesquisa “Linguagem e Práticas Escolares” e “Interação e Práticas Discursivas”, em pesquisas relacionadas à aquisição e desenvolvimento da escrita, análise do agir docente, análise de produções textuais escolares, letramento, gêneros de texto. E-mail: anag@unisinos.br.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Carnin, A., & Maria de Mattos Guimarães, A. (2019). Formação de professores de língua portuguesa e a importância de conceitos-chave para seu desenvolvimento: genericidade e textualidade. Revista Linguagem & Ensino, 21(1), 69-98. https://doi.org/10.15210/rle.v21i1.15145