Violência e política no Brasil: um olhar sobre o discurso intolerante na mídia digital

  • Janaina Cardoso Brum Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Palavras-chave: Discurso de ódio, Intolerância Política, Violência, Mídia.

Resumo

O discurso de ódio vem tomando lugar de destaque nas discussões políticas do Brasil. No presente trabalho, apresentamos uma definição discursiva da prática discursiva da intolerância. Entendemos que essa prática dá-se não só na relação entre sujeitos, mas como sistemática, pois decorre também da estrutura político-econômica. Apesar de haver um número considerável de estudos sobre discurso de ódio em relação a “minorias”, como gênero e raça, verificamos o pouco número de trabalhos que tratem especificamente de práticas discursivas de intolerância política. A emergência de um discurso intolerante propriamente político parece-nos sintomática do acirramento político dissimulado sob a aparência da não-política, da não-ideologia, ao mesmo tempo em que figura como sua sustentação discursiva. Sob as bases teóricas da Análise de Discurso pêcheuxtiana, investigamos a repercussão de cursos sobre o golpe de 2016 – o impeachment da presidenta Dilma Rousseff – no site G1.

Biografia do Autor

Janaina Cardoso Brum, Universidade Federal de Pelotas - UFPel
É professora da Universidade Federal de Pelotas, doutora em Letras pela Universidade Católica de Pelotas e membro do Laboratório de Estudos em Análise do Discurso (LEAD - UCPel/UFPel).
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Cardoso Brum, J. (2019). Violência e política no Brasil: um olhar sobre o discurso intolerante na mídia digital. Revista Linguagem & Ensino, 21(2), 63-77. https://doi.org/10.15210/rle.v21i2.15170