O Processo de construção identitária na escola

  • Rosely Diniz da Silva Machado Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Palavras-chave: Discurso, Escola, Cultura, Identidade, Sentido.

Resumo

Este artigo tematiza os dizeres de alunos[1] sobre como se percebem acerca da sua identidade enquanto sujeitos e também sobre o que aprenderam da cultura afro na escola. Sendo este um dos lugares de produção/reprodução de saberes específicos sobre o que se entende por negro/afrodescendente, compartilho, na perspectiva teórica da Análise de Discurso Pecheuxtiana, recortes de cenas do cotidiano escolar, espaço fértil que nos oportuniza pensar para além dos seus muros, enquanto possibilidade de ultrapassá-los quando da necessidade de dizer, bradar, clamar, vozear, através da análise de discursos e seus dilacerantes efeitos de sentido. [1] Faço aqui referência à pesquisa realizada pela Professora Stela F. Ieck, na Especialização em Linguagem, Cultura e Educação/2010, a qual contribuiu, sobremaneira, concedendo parte do seu corpus de pesquisa para a reflexão aqui encaminhada. Portanto, neste artigo, serão utilizadas as sequências discursivas dos alunos com quem a referida Professora conviveu durante a realização da sua pesquisa.  

Biografia do Autor

Rosely Diniz da Silva Machado, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Rio Grande, Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino do Português pela Universidade Católica de Pelotas e Doutorado em Teorias do Texto e do Discurso, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG); atuou desde 2009 como coordenadora do PIBID de Língua Portuguesa e integra o corpo docente do Mestrado em Letras, área de concentração em Estudos da Linguagem do ILA. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Análise de Discurso, abordando os seguintes temas: discurso, texto, leitura, escrita, ensino de Língua Portuguesa e identidade docente.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Diniz da Silva Machado, R. (2019). O Processo de construção identitária na escola. Revista Linguagem & Ensino, 21(2), 145-158. https://doi.org/10.15210/rle.v21i2.15171