Os Desafios de ensinar a Análise do Discurso e de se ensinar com a Análise do Discurso

  • Carolina Fernandes Universidade Federal do Pampa
Palavras-chave: Ensino, Linguagem, Análise do Discurso.

Resumo

Este artigo objetiva provocar a reflexão sobre o par teoria e prática segundo o modo como a Análise do Discurso contribui para a formação do profissional do ensino. Percebendo a prática docente como uma prática discursiva cujo enlace com o aporte teórico se efetiva de modo equívoco, incompleto e descontínuo, buscamos incitar a discussão sobre como contornar as limitações da aplicabilidade desta teoria no âmbito escolar. Para isso, fazemos a análise de um capítulo de livro didático que aborda a relação discurso e texto. Por meio da análise, observamos como é possível levar conceitos da AD para a sala de aula e como podemos adaptar materiais que já circulam nas escolas para desenvolver um aprendizado mais aproximado da forma como o conhecimento é produzido. Por fim, espera-se que nossa proposta de ensino da AD e com a AD sirva para desenvolver uma pedagogia que se pretende crítica e transformadora.

Biografia do Autor

Carolina Fernandes, Universidade Federal do Pampa
Doutora em Letras pela UFRGS, em 2013, mestre em Estudos da linguagem pela UFRGS em 2008. Licenciada em letras, Português- Francês pela UFSM. Professora Adjunta do Curso de Letras da UNIPAMPA desde 2011. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Pêcheutianos desde 2013.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Fernandes, C. (2019). Os Desafios de ensinar a Análise do Discurso e de se ensinar com a Análise do Discurso. Revista Linguagem & Ensino, 21(2), 17-39. https://doi.org/10.15210/rle.v21i2.15178