Desenvolvendo a autonomia do aprendiz de inglês como L2/LE com o auxílio da técnica da sala de aula invertida: um estudo de caso

  • Mariana Santana Ofugi Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Carla Janaina Figueredo Universidade Federal de Goiás - UFG
Palavras-chave: Sala de aula invertida, Inglês como língua estrangeira, Inglês como segunda língua, Autonomia do aprendiz.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar se e como o trabalho com a sala de aula invertida (SAI), uma técnica de ensino que pressupõe que os alunos estudem previamente o material a ser discutido em sala, utilizando-se, por exemplo, de vídeos passados pelo professor, pode auxiliar os aprendizes de inglês como L2/LE a se tornarem mais autônomos. O estudo em questão é um estudo de caso qualitativo realizado no Centro de Línguas da Universidade Federal de Goiás, e que contou com a participação de quatorze aprendizes e a professora-pesquisadora. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram um questionário, gravação de três aulas completas em vídeo, uma entrevista realizada com os aprendizes ao final da pesquisa e notas de campo da professora-pesquisadora. Os resultados mostraram indícios significativos de autonomia por parte dos aprendizes após o trabalho com a SAI.

Biografia do Autor

Mariana Santana Ofugi, Universidade Federal de Goiás - UFG
Professora de Inglês. Graduada em Letras Inglês e Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás.
Carla Janaina Figueredo, Universidade Federal de Goiás - UFG
Professora Adjunto 4, da graduação em Letras Inglês, do Departamento de Línguas Estrangeiras, da àrea de Inglês, e também professora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (mestrado e doutorado) da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Santana Ofugi, M., & Janaina Figueredo, C. (2019). Desenvolvendo a autonomia do aprendiz de inglês como L2/LE com o auxílio da técnica da sala de aula invertida: um estudo de caso. Revista Linguagem & Ensino, 20(2), 55-80. https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15235