A Identidade de cotistas e não cotistas em comentários online: valoração e dialogismo

  • Nívea Rohling Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Curitiba
  • Ester Machna de Mendonça Universidade Federal do Paraná - UFPR
Palavras-chave: Palavras chave, Ações afirmativas. Identidade. Comentário online. Valoração.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar as valorações sobre a identidade de cotistas e não cotistas, materializadas em enunciados do gênero comentários online. Para isso, foram analisados comentários em respostas a uma publicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em sua página oficial do Facebook, inserida no contexto de divulgação dos resultados da primeira fase do vestibular da UFPR de 2015. A discussão sobre identidade está ancorada em Hall (2006), Silva (2014) e Woodward (2014), estudiosos dos Estudos Culturais. Além disso, a compreensão do comentário online como gênero está baseado nas teorizações do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2011 [1952]; BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 2010 [1929]; VOLOCHÍNOV, 2013[1930]) e em Alves Filho e Santos (2013). A análise dos comentários explicitou uma série de construções valorativas no tocante à posição identitária de sujeitos cotistas e não cotistas: valorações que desqualificam os cotistas, valorizam os não cotistas e separam (e hierarquizam) esses grupos sempre por meio de oposições binárias.  

Biografia do Autor

Nívea Rohling, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Curitiba
Graduada em Letras pela Universidade da Região de Joinville; Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina; Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Câmpus Curitiba. 
Ester Machna de Mendonça, Universidade Federal do Paraná - UFPR
Graduada em Letras Português-Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente é mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Rohling, N., & Machna de Mendonça, E. (2019). A Identidade de cotistas e não cotistas em comentários online: valoração e dialogismo. Revista Linguagem & Ensino, 20(2), 21-54. https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15238