O Saber linguístico: um olhar sobre a formação docente no curso de pedagogia da UFSM

  • Adriele Dias Delgado Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Eliana Rosa Sturza Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Palavras-chave: Estudos Linguísticos, Curso de Pedagogia da UFSM, disciplinas, língua e linguagem.

Resumo

Neste artigo realizamos uma análise inicial sobre a presença dos Estudos Linguísticos no conjunto de disciplinas do Curso de Pedagogia da UFSM. A abordagem teórica traça um breve histórico do surgimento da Linguística como campo do saber que tem por objeto a língua, do seu lugar nas Ciências da Linguagem, bem como situa sua institucionalização e disciplinarização. Para tanto, analisamos as ementas das disciplinas que tratam sobre língua e linguagem, lançando um olhar sobre os programas e bibliografias destas. Deste modo, buscamos ainda compreender quais conteúdos relativos aos estudos linguísticos estão presentes no Curso e suas finalidades na formação de um professor-alfabetizador. Os resultados nos mostram que há uma preocupante ausência da Linguística e também uma imprecisão sobre qual conceito de língua norteia a formação do Pedagogo, tendo em vista que ele necessita desses conhecimentos linguísticos para trabalhar com a aquisição da língua e da linguagem no processo de alfabetização.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Dias Delgado, A., & Rosa Sturza, E. (2019). O Saber linguístico: um olhar sobre a formação docente no curso de pedagogia da UFSM. Revista Linguagem & Ensino, 20(2), 149-169. https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15242