Ensino de gramática no cenário atual: impactos de princípios e parâmetros ao longo de três décadas

  • Rosana Ferreira Alves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Palavras-chave: Ensino de Gramática, Análise Linguística, Texto

Resumo

Discute-se, por meio de abordagem qualitativa, pautando-se em questões de avaliações discentes, como o ensino de gramática tem sido abordado em sala de aula, e, sobretudo, apresentam-se indicativos que podem colaborar para a melhoria da qualidade didático-pedagógica do trabalho, considerando parâmetros estabelecidos nas três últimas décadas. Para tanto, pautam-se em pesquisas sobre o assunto em Pedagogia e Linguística - Teórica e Aplicada (GERALDI, 1984; NEVES, 1990; PERINI, 1995; TRAVAGLIA, 2007, 2009 e 2010; CABRAL, 2015, dentre outros). As avaliações analisadas evidenciam presença predominante de abordagem normativa (identificação e classificação de categorias gramaticais). Entretanto, para colaborar com a mudança no rumo do ensino de gramática, propõe-se que as atividades de ensino e de aprendizagem devem levar em consideração o predomínio de práticas que envolvam: (i) trabalho com o texto (oral, escrito e de diversos gêneros); (ii) reflexões por meio de análise linguística; e (iii) realização de pesquisas que ultrapassem o âmbito do diagnóstico, de modo a colaborar com o processo de formação continuada dos profissionais.

Biografia do Autor

Rosana Ferreira Alves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Profesasora Titular de Linguística da UESB, atua no Curso de Graduação em Letrase no Curso de Mestrado da mesma instituição (PPGCEL-UESB). Doutora em Linguística pela UNICAMP.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Alves, R. F. (2019). Ensino de gramática no cenário atual: impactos de princípios e parâmetros ao longo de três décadas. Revista Linguagem & Ensino, 20(2), 277-307. https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15246