Perfil lexical de redações de futuros professores de língua inglesa: um estudo de caso

  • Eduardo Batista da Silva Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: EPPLE, avaliação, redações, vocabulário, língua inglesa

Resumo

O Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira (EPPLE) apresenta-se como um recurso para avaliar a competência linguística em língua inglesa de futuros professores. A orientação teórica aqui utilizada baseia-se na Linguística Aplicada, na Linguística de Corpus e na Lexicologia. O objetivo geral deste trabalho é discutir a aplicação do EPPLE como um instrumento de avaliação da qualidade de produção linguística escrita dos futuros professores de língua inglesa. O objetivo específico é apresentar dados obtidos a partir da análise de redações. Quanto à metodologia, foram analisadas 18 redações em língua inglesa escritas por alunos do 4° ano de Letras de uma universidade pública do estado de São Paulo. Todas as redações foram digitalizadas e a análise linguístico-estatística realizada pelo software VocabProfile. Os resultados apontam que as redações dos formandos analisados possuem um vocabulário considerado satisfatório com o seguinte perfil lexical: K1: 85,3%; K2: 2,75%; AWL: 5,75 e OFF:6,2%.  
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Batista da Silva, E. (2019). Perfil lexical de redações de futuros professores de língua inglesa: um estudo de caso. Revista Linguagem & Ensino, 19(2), 113-136. https://doi.org/10.15210/rle.v19i2.15258