Desenvolvimento Profissional Corresponsável: caminho para a construção de representações endógenas do trabalho docente

  • Vanessa Bianchi Gatto Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcos Gustavo Richter Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcia Cristina Corrêa Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Trabalho Docente, Interacionismo Sociodiscursivo, Teoria Holística da Atividade

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma proposta de capacitação profissional inicial e continuada baseada na triangulação entre professores-pesquisadores da academia, graduandos da universidade e professores do mercado, de modo a estabelecer uma aliança laboral que permitirá, de acordo com os princípios teóricos e metodológicos a serem adotados, descontruir e reconstruir representações sobre o trabalho do professor, reformulando o ego profissional vigente. A partir da interface entre a Teoria Holística da Atividade (THA), de “Autor”, e o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), de Bronckart e Machado, buscaremos desenvolver uma metodologia de “escuta” centrada na audiência de uma aliança entre profissionais de Letras de mesmo enquadramento, os quais, através de determinados fluxos discursivos estabelecidos no diálogo com o pesquisador, deverão desenvolver, em corresponsabilidade triádica, representações resiliógenas de seu papel profissional – distantes da acrasia e imunes à exogenia discursiva – especialmente no que se refere aos fatores de atribuição nos níveis alético-epistêmico, deôntico e axiológico.

Biografia do Autor

Vanessa Bianchi Gatto, Universidade Federal de Santa Maria
Doutoranda em Letras (Estudos Linguísticos) do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria
Marcos Gustavo Richter, Universidade Federal de Santa Maria
Pós-Doutor, Professor Titular do Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria-RS.
Marcia Cristina Corrêa, Universidade Federal de Santa Maria
Doutora, Professora Associada do Departamento de Letras Clássicas e Linguística da Universidade Federal de Santa Maria-RS.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Gatto, V. B., Richter, M. G., & Corrêa, M. C. (2019). Desenvolvimento Profissional Corresponsável: caminho para a construção de representações endógenas do trabalho docente. Revista Linguagem & Ensino, 19(2), 61-90. https://doi.org/10.15210/rle.v19i2.15261