Discursivizações sobre crenças no ensino e na aprendizagem de Língua Inglesa em um artigo acadêmico-científico

  • Pauliana Duarte Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Itumbiara
  • Ernesto Sérgio Bertoldo Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Crenças. Ensino. Aprendizagem. Inglês. Funcionamento discursivo.

Resumo

Este artigo objetiva investigar as análises de um articulista sobre crenças acerca do ensino e aprendizagem de Inglês em um artigo científico.  A pergunta de pesquisa procurou responder qual funcionamento discursivo sustenta tais análises e quais os efeitos de sentido que decorrem desse funcionamento. Norteamo-nos pela seguinte hipótese: embora as análises do articulista se propusessem a identificar e/ou analisar as crenças do informante, indiciou-se que o articulista acabava por referendar as crenças. Isso, consequentemente, poderia apontar para uma possível constituição do articulista pelas mesmas crenças. O trabalho fundamentou-se na Análise de Discurso francesa. O corpus foi constituído por análises de um articulista sobre crenças e ensino e aprendizagem de Inglês. Pudemos verificar que, geralmente, o articulista também se constitui pelas mesmas crenças do informante. As análises apontaram para um funcionamento discursivo caracterizado como uma discursivização circular das crenças, pois, a discussão parece girar em torno dela mesma, dificultando a promoção de deslocamentos.

Biografia do Autor

Pauliana Duarte Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Itumbiara
Graduada em Letras-Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2003). É mestre em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2006) e doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (2014). Atua como professora de Português/Inglês no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Itumbiara e tem como linhas de pesquisa o ensino de língua inglesa, o ensino e a aprendizagem de línguas no contexto da educação profissional, estudos sobre letramento e a Análise do Discurso francesa.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Duarte Oliveira, P., & Sérgio Bertoldo, E. (2019). Discursivizações sobre crenças no ensino e na aprendizagem de Língua Inglesa em um artigo acadêmico-científico. Revista Linguagem & Ensino, 19(2), 193-232. https://doi.org/10.15210/rle.v19i2.15262