Ensino da leitura a surdos: o conhecimento do objeto de ensino e suas implicações para a prática pedagógica

  • Cristiane Seimetz-Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Ana Cláudia de Souza Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Palavras-chave: Leitura, Surdez, Objeto de ensino, Prática pedagógica.

Resumo

Assume-se, no presente trabalho, que a prática pedagógica para o ensino da leitura a surdos depende de conhecimento da natureza do objeto de ensino – o sistema de escrita – e de conhecimento teórico e metodológico no que concerne à concepção de leitura, ao seu ensino e à sua aprendizagem. O objetivo deste estudo é discutir a centralidade do objeto de ensino, de modo a que se possam sistematizar projetos instrucionais eficazes. Na reflexão teórica apresentada, arrolam-se fatores intervenientes no processo de aprendizagem e de ensino da leitura que não têm figurado entre as considerações das propostas de ensino de língua portuguesa a surdos.

Biografia do Autor

Cristiane Seimetz-Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Pós-doutoranda no departamento de Pós-Graduação em Linguística, na área de Psicolinguística, da Universidade Federal de Santa Catarina. 
Ana Cláudia de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Professora Doutora no departamento de Pós-Graduação em Linguística, na área de Psicolinguística, da Universidade Federal de Santa Catarina
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Seimetz-Rodrigues, C., & Cláudia de Souza, A. (2019). Ensino da leitura a surdos: o conhecimento do objeto de ensino e suas implicações para a prática pedagógica. Revista Linguagem & Ensino, 19(1), 55-79. https://doi.org/10.15210/rle.v19i1.15271