Que área e o que sustenta a formação de professores de línguas nas licenciaturas em Letras (linguagem)

  • José Carlos Paes Almeida Filho Universidade de Brasília - UnB
  • Hélvio Frank Oliveira Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Linguística Aplicada, Renovação epistemológica, Nomenclatura científica.

Resumo

Neste texto, após resenha teórico-prática e histórica de posições epistêmicas que têm marcado o campo da Linguística Aplicada em relação às áreas da Literatura e da Linguística, refletimos sobre a relevância de legitimar a área de Aquisição/Aprendizagem e Ensino de Línguas (AELin) junto às agências de fomento à pesquisa, de modo a poder constituí-la como área acadêmica/científica relativa aos processos de ensino, de aprendizagem e de formação dos agentes para lidar exclusivamente com o ensino de línguas. Para tanto, iniciamos com uma radiografia da chamada área de Letras, seus problemas e promessas, sublinhando sua indefinição identitária como área científico-acadêmica. Depois, traçamos e interpretamos a trajetória de construção da Linguística Aplicada no país, mostrando como ela nos ajudou e confundiu na construção da profissionalidade e do caráter científico da área de AELin. Por fim, apontamos decorrências para a renovação da área de formação profissional na área de AELin na forma de pontos para uma pauta imediata.

Biografia do Autor

José Carlos Paes Almeida Filho, Universidade de Brasília - UnB
Doutor em Linguística pela Universidade de Georgetown (1983) em Washington, DC, Estados Unidos da América. Atualmente é professor de Línguística Aplicada da Universidade de Brasília atuando nos programas de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada.
Hélvio Frank Oliveira, Universidade Estadual de Goiás
Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2013), com estágio pós-doutoral concluído no PPGLA da UnB (2014). Docente efetivo na Universidade Estadual de Goiás com atuação profissional (professor e orientador) no Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Carlos Paes Almeida Filho, J., & Frank Oliveira, H. (2019). Que área e o que sustenta a formação de professores de línguas nas licenciaturas em Letras (linguagem). Revista Linguagem & Ensino, 19(1), 197-215. https://doi.org/10.15210/rle.v19i1.15274