Ensino da língua materna no Brasil: políticas públicas e reflexões sobre o curso de Letras

  • Rosália Maria Netto Prados Universidade de Mogi das Cruzes - UMC
  • Sonia Maria Alvarez Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba, do Estado de São Paulo
Palavras-chave: Curso de Letras, Ensino, Política Linguística e Cultural, Formação de Professores

Resumo

Propõe-se discutir a realidade atual dos cursos de formação de professores de Letras e sua política linguística e cultural. Essa discussão tem como base as políticas públicas culturais, educacionais e de ensino de língua materna, a fim de se explanar sobre o currículo do curso. Tem como objetivos, apresentar o contexto sociocultural em que se inserem os cursos de Letras na contemporaneidade; e identificar discursos político-educacionais de formação do professor de língua materna, bem como as políticas públicas para o ensino da Língua Portuguesa, no Brasil. Para o desenvolvimento desta discussão, a metodologia é a de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, sobre as diretrizes curriculares, políticas de formação do professor e do ensino de língua materna. A estrutura acadêmica continua desatualizada, apesar da dedicação e suporte teórico de diferentes pesquisadores, cujos estudos científicos sobre a língua são agregados aos diferentes currículos dos cursos, mas de forma não efetiva.

Biografia do Autor

Rosália Maria Netto Prados, Universidade de Mogi das Cruzes - UMC
Professora pesquisadora do programa de mestrado em Políticas Públicas, da Universidade de Mogi das Cruzes, na linha de pesquisa de Políticas Públicas Culturais e Educacionais;líder do Grupo de Pesquisa (CNPq), de Políticas Públicas em Educação, Formação Humana e Desafios Contemporâneos, credenciado pela Universidade de Mogi das Cruzes.
Sonia Maria Alvarez, Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba, do Estado de São Paulo
Professora da Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba, do Estado de São Paulo, Centro Paula Souza.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Maria Netto Prados, R., & Maria Alvarez, S. (2019). Ensino da língua materna no Brasil: políticas públicas e reflexões sobre o curso de Letras. Revista Linguagem & Ensino, 19(1), 125-143. https://doi.org/10.15210/rle.v19i1.15275