Aprendizes de inglês como segunda língua, nível baixo-intermediário, melhoram leitura com uso de estratégia de estrutura textual

  • Ana Beatriz Areas da Luz Fontes
  • Renata Pigatto
  • Ingrid Finger
  • Kristina Mangie

Resumo

Este estudo investigou a eficiência de uma versão mais curta do treinamento Text Structure Strategy (TSS) (Meyer, Young & Bartlett, 1989) com um grupo de aprendizes de inglês como segunda língua, e um grupo de falantes nativos de inglês. No Experimento 1, aprendizes de inglês de proficiência média-baixa receberam uma sessão de 2 horas de treinamento com o TSS em português ou em inglês. Era esperado que o grupo que recebeu treinamento em Português demonstrasse maior ganho nas medidas de recordação do texto.  Resultados do Experimento 1 evidenciaram que os aprendizes de inglês treinados em português recordaram um pouco mais da estrutura do texto depois do treinamento. Quanto à qualidade do que foi recordado, no entanto, houve um aumento significativo para os aprendizes treinados em português. No Experimento 2, falantes nativos de inglês receberam o mesmo treinamento  de 2 horas em inglês. Era esperado uma melhora para ambas medidas de recordação de texto para este grupo. No entanto, não houve nenhuma melhora com o treinamento. Os resultados dos dois experimentos são discutidos em relação a demais possíveis diferenças entre os grupos.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Beatriz Areas da Luz Fontes, A., Pigatto, R., Finger, I., & Mangie, K. (2019). Aprendizes de inglês como segunda língua, nível baixo-intermediário, melhoram leitura com uso de estratégia de estrutura textual. Revista Linguagem & Ensino, 18(2), 275-301. https://doi.org/10.15210/rle.v18i2.15283