Planejamento sequenciado da aprendizagem: modelos e sequências didáticas

  • Adair Vieira Gonçalves Universidade Federal da Grande Dourados
  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: sequência didática, modelos didáticos, gêneros textuais

Resumo

Ao tomar os gêneros como objeto de ensino, torna-se imprescindível uma descrição a priori de tais objetos, bem como um trabalho de transformação dos conhecimentos teóricos que os subjazem em instrumentos didáticos cujo foco seja o aprendizado. É nessa perspectiva que este artigo objetiva abordar as noções de modelos didáticos de gêneros, capacidades de linguagem e sequências didáticas (SD), exploradas pelos pesquisadores de Didática das Línguas da Universidade de Genebra, a fim de evidenciar a importância destas como ferramentas potencializadores do ensino da língua materna. A fim de manter um diálogo com as propostas oficiais de ensino, o trabalho apresenta uma breve investigação nos Parâmetros Curriculares Nacionais dos três níveis de ensino – Fundamental 1, Fundamental 2 e Ensino Médio – tendo como foco a abordagem do planejamento das atividades didáticas para o ensino da língua direcionada ao gêneros textuais. Posteriormente, apresentamos teórico-metodologicamente os princípios norteadores do modelo e da sequência didática e, empiricamente, a análise de três SD e seus respectivos modelos didáticos. As análises possibilitam concluir que tais ferramentas constituem-se instrumentos didáticos da mestria de práticas de linguagem (re)configuradas em gêneros textuais.

Biografia do Autor

Adair Vieira Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados
Possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp/Araraquara, com período sanduíche na Universidade de Genebra. Atualmente é docente e pesquisador no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Membro do grupo de pesquisa Gêneros Textuais e Ferramentas Didáticas para o Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa realizado na UEL e líder do grupo “Práticas de linguagem em Estágio Supervisionado - PLES”.
Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual de Londrina
Possui graduação em Letras/Anglo pela Universidade Estadual de Londrina (2005), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Unopar (2007) e mestrado (2008/bolsa CAPES) e doutorado (2012/bolsa CAPES) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. É professora do curso de Letras/Anglo da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Cornélio Procópio). É pesquisadora dos Grupos de Pesquisa "Gêneros textuais e ensino de línguas" (GETELIN - CNPq/UENP) e "Gêneros textuais e mediações formativas" (GEMFOR - CNPq/UEL). Tem experiência na área de Linguística e ensino da Língua Portuguesa, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, letramento, ensino da Língua Portuguesa, gênero textual e transposição didática a partir do procediemtno sequencia didática. Desenvolve pesquisas com base na fundamentação teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD).
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Gonçalves, A. V., & Barros, E. M. D. de. (2019). Planejamento sequenciado da aprendizagem: modelos e sequências didáticas. Revista Linguagem & Ensino, 13(1), 37-69. https://doi.org/10.15210/rle.v13i1.15355