Relações entre pesquisa universitária e sociedade: leitura, produção e professor pesquisador

  • Rita Maria Diniz Zozzoli Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: pesquisa-ação, formação do professor, leitura e produção

Resumo

O presente trabalho parte de uma reflexão sobre as relações entre pesquisa universitária e sociedade para, com o auxílio de dados de pesquisa em sala de aula, considerar a possibilidade de propor um trabalho com a formação do professor, enquanto leitor e produtor ativo (Bakhtine/Volochinov, 1977 e Bakhtin, 2003) dos conhecimentos específicos veiculados nas situações de ensino e de aprendizagem de língua materna, bem como dos conhecimentos mais amplos relativos a seu papel no contexto social. Para tanto, verifica-se a necessidade de pesquisas que impliquem um trabalho coletivo no qual a articulação entre mundo acadêmico e as práticas sociais é indispensável (Bourdieu, 2004).

Biografia do Autor

Rita Maria Diniz Zozzoli, Universidade Federal de Alagoas
Possui doutorado em Linguistique et Enseignement du Français - Université de Franche Comté-Besançon/França. Tem estágio pós-doutoral em Linguística Aplicada na UNICAMP. É professora no Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da UFAL. Atua em Linguística Aplicada, principalmente nos temas: leitura, produção, língua materna, e língua estrangeira, articulando-os com a formação do professor. Dentre suas publicações mais recentes, estão: o capítulo “Produção e autonomia relativa na aprendizagem de línguas”, no livro “Pesquisa em Lingüística Aplicada” organizado por LEFFA e a co-organização do livro “Leitura, escrita e ensino” com M. Bernadete Oliveira (UFRN).
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Zozzoli, R. M. D. (2019). Relações entre pesquisa universitária e sociedade: leitura, produção e professor pesquisador. Revista Linguagem & Ensino, 13(1), 121-138. https://doi.org/10.15210/rle.v13i1.15359