Discurso e prática na formação docente: as concepções sobre ensinar uma língua e o mito de Hermes

  • Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: pesquisa-ação colaborativa, discurso, ensino de línguas, concepções sobre ensinar

Resumo

O foco principal deste trabalho foi analisar o discurso e a práxis de três professoras de inglês de escolas públicas, da grande Belo Horizonte (MG), participantes de uma pesquisa-ação colaborativa, ocorrida nos anos de 2004 e 2006. No início da pesquisa, as professoras também faziam parte de um Projeto de Formação Continuada de Professores (Projeto EDUCONLE- FALE-UFMG). Por meio de sessões colaborativas, realizadas entre pesquisadora e professoras, e da observação participante de aulas, o estudo objetivou identificar as concepções das professoras sobre ensinar uma língua, bem como seu processo de reconstrução ocorrido ao longo do estudo. Os resultados assinalaram que a rede de colaboração entre pesquisadores e escola básica conduziu a mudanças discursivas, incidentes na ação docente e observáveis mesmo após as professoras terem perdido o contato direto com a rede de colaboração. Ademais, ressalta-se que as ações colaborativas conduziram à intensificação do desenvolvimento da autonomia crítica das professoras pesquisadas, num processo discursivamente demarcado, aqui representado pela imagem do deus grego Hermes.

Biografia do Autor

Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais
É doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Educação e Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Foi professora adjunta da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e, atualmente, é professora adjunta de língua inglesa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência em docência e pesquisa na área de Linguística Aplicada, com ênfase em formação de professores. Atua principalmente nas seguintes áreas: língua inglesa, pedagogia crítica e discurso de professores.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Oliveira, A. L. A. M. (2019). Discurso e prática na formação docente: as concepções sobre ensinar uma língua e o mito de Hermes. Revista Linguagem & Ensino, 13(1), 139-156. https://doi.org/10.15210/rle.v13i1.15361