Um olhar sociolinguístico sobre as interações do teletandem: diversidade e variações linguísticas

  • Daniela Nogueira de Moraes Garcia Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Sociolinguística, teletandem, variação linguística, adequação linguística

Resumo

Este artigo enfoca a diversidade e as variações linguísticas nas interações por emails e chats nas parcerias de teletandem. Partindo-se da interface entre aquisição de língua estrangeira e a sociolinguística, abordamos as variantes linguísticas sob a perspectiva das variações sociais da língua, em especial com relação à norma culta e popular da língua portuguesa no contexto teletandem. Buscamos, na Sociolinguística, luz para as análises e enfoques que pretendemos fazer nas interações de teletandem e discorremos sobre o Projeto Teletandem Brasil, suas ideias e orientações teóricas, a partir de dados coletados. Os resultados deste estudo revelam que as variações nas produções dos estrangeiros, aprendizes do português, são oriundas de flutuações entre a norma culta e a coloquial por ainda não apresentarem plena competência comunicativa na língua-alvo.

Biografia do Autor

Daniela Nogueira de Moraes Garcia, Universidade Estadual Paulista
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e é doutoranda em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada) na Universidade Estadual Paulista (UNESP- São José do Rio Preto). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e professora do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de inglês, ambiente tecnológico, novas tecnologias, Tandem, processo de ensinoaprendizagem.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Garcia, D. N. de M. (2019). Um olhar sociolinguístico sobre as interações do teletandem: diversidade e variações linguísticas. Revista Linguagem & Ensino, 13(1), 157-182. https://doi.org/10.15210/rle.v13i1.15362