Exigência de gêneros textuais nas provas de redação da UFCG

  • Elizabeth Maria da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Denise Lino de Araújo Universidade Federal de Campina Grande
Palavras-chave: Redação, gêneros textuais, práticas letradas

Resumo

Tendo em vista que algumas instituições, a exemplo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), vem requisitando, na prova de redação, a escrita de um gênero textual e não mais da dissertação, tradicionalmente solicitada na escola e na maioria dos vestibulares, este trabalho tem como principal objetivo descrever e analisar as provas de redação aplicadas nos vestibulares da UFCG em 2007. Os dados, analisados a partir dos estudos de letramento (Barton; Hamilton, 2000; Gee, 2000; Vóvio; Souza, 2005), indicaram que as práticas letradas escolares parecem não ser suficientes para que os candidatos demonstrem as práticas exigidas por tais provas, visto que outros letramentos, como o midiático, também são exigidos.

Biografia do Autor

Elizabeth Maria da Silva, Universidade Federal de Campina Grande
Possui mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente, é professora da universidade citada, vice-líder do Grupo de Pesquisa Letramentos, Tecnologias e Formação de Professor (CAPES/CNPq) e cursista da Especialização em Tecnologias na Educação (PUC-RJ). Tem experiência na área de Linguística Aplicada ao ensino de Língua Portuguesa, além de ter atuado quatro anos no Programa de Formação Continuada Mídias na Educação (MEC/SEED/DPCEAD/UFCG). Organizou, juntamente com a professora Denise Lino de Araújo, o livro Redação de vestibular em questão – práticas, conceitos, discursos e efeito retroativo.
Denise Lino de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande
É doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é tutora do PET LETRAS da UFCG, instituição na qual leciona tanto na graduação quanto no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino. Tem atuado como professora e pesquisadora na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino de Língua Materna, pesquisando e orientando trabalhos sobre a interface mídia–escolarização, letramentos, ensino de língua materna, produção de textos na escola e em concursos vestibulares. Organizou conjuntamente com Elizabeth Silva o livro Redação de Vestibular em Questão, e é autora de dezenas de artigos.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Maria da Silva, E., & Lino de Araújo, D. (2019). Exigência de gêneros textuais nas provas de redação da UFCG. Revista Linguagem & Ensino, 13(2), 273-293. https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15368