O infográfico: a palavra e a imagem em texto da divulgação científica midiática

  • Juliana Alles de Camargo de Souza Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Maria Eduarda Giering Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Palavras-chave: Infográfico, configuração textual-discursiva, fazer-compreender, divulgação científica

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a configuração textual e discursiva de um infográfico extraído de um corpus de infográficos publicados em revistas de divulgação científica midiática. Como pressupostos teóricos básicos, aspectos fundamentais dos estudos da Semiolinguística sobre a máquina midiática (Charaudeau, 2006) são articulados às noções de práticas sociodiscursivas, de discurso e de texto, propostos pela Linguística Textual (Adam, 2008). O texto em foco é observado a partir da concepção de que, como divulgação científica midiática, apresenta caracterização discursiva própria de popularização da ciência. Assim, tem ontologia própria, que não se confunde com o discurso da ciência. O infográfico em estudo evidencia uma organização textual e discursiva orientada pela ação de fazer-compreender, que é constituída pelas sequências descritiva, narrativa e explicativa. A partir desse seu quadro configuracional, o infográfico representa um interessante e adequado material de leitura que oportuniza o acesso ao conhecimento científico.

Biografia do Autor

Juliana Alles de Camargo de Souza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
É doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), onde realizou Mestrado em Linguística Aplicada e Especialização em Redação em Língua Portuguesa. Professora das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) e da Extensão (UNISINOS), na área de Produção Textual. Pesquisadora dos Projetos Organização Retórica de Textos de Divulgação Científica (ORTDC) e Divulgação Científica: estratégias retóricas e organização textual (DCEROT).
Maria Eduarda Giering, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
É doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Curso de Letras). Investiga, sob a perspectiva da Linguística Textual-Discursiva e da Teoria da Estrutura Retórica (RST), discursos especializados (discursos midiáticos e de divulgação científica midiática). Coordena o Projeto Divulgação Científica: Estratégias Retóricas e Organização Textual.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Alles de Camargo de Souza, J., & Eduarda Giering, M. (2019). O infográfico: a palavra e a imagem em texto da divulgação científica midiática. Revista Linguagem & Ensino, 13(2), 295-317. https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15369