A(s) identidade(s) do professor de língua portuguesa em conflito: entre o discurso de futuros professores e os documentos oficiais

  • Luciana C. Ferreira Dias Di Raimo Universidade Estadual de Maringá
  • Ana Paula Peron Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Identidade do futuro professor, Análise do Discurso, Diretrizes Curriculares do Paraná, língua portuguesa

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar e discutir as representações em um grupo de futuros professores em termos de posições sobre ensino e aprendizagem da língua portuguesa em comparação com um documento oficial, neste caso, as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná. Com base nos conceitos da Análise do Discurso, propomos confrontar os depoimentos pessoais escritos com o documento a fim de identificar, a partir da materialidade linguística, como os elementos envolvidos na constituição de um imaginário da língua portuguesa e seu ensino estão em conexão com as bases do documento oficial. Com o foco nas imagens sobre a língua portuguesa e as práticas de ensino-aprendizagem, consideramos que o sujeito e os sentidos são social e historicamente constituídos em processos discursivos.  Nos gestos de comparação entre as Diretrizes e o discurso dos futuros professores, assinalamos uma identidade do vazio que se constitui pela falta do conhecimento na língua materna e a projeção de uma almejada completude na língua a partir de muito esforço e dedicação.

Biografia do Autor

Luciana C. Ferreira Dias Di Raimo, Universidade Estadual de Maringá
É doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), campus de Assis e mestrado em Letras (Filologia e Linguística Portuguesa) pela mesma instituição (2001). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase na Análise do Discurso de tradição francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: memória discursiva, identidade, brasilidade e ensino de língua materna. A pesquisadora tem seguido seus estudos e orientações de iniciação científica e TCC, tendo-se em vista a necessidade de articulação entre as dimensões do texto e do interdiscurso na produção de sentidos. Está lotada no Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá como professora efetiva.
Ana Paula Peron, Universidade Estadual de Maringá
É graduada (2002) e Mestre em Letras (2007) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professora colaboradora dessa mesma Universidade. Tem experiência na área de Estudos Linguísticos, com ênfase em Linguística e Língua Portuguesa e vem desenvolvendo pesquisas principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, discurso jurídico, violência conjugal contra a mulher e delegacia da mulher.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
C. Ferreira Dias Di Raimo, L., & Paula Peron, A. (2019). A(s) identidade(s) do professor de língua portuguesa em conflito: entre o discurso de futuros professores e os documentos oficiais. Revista Linguagem & Ensino, 13(2), 319-345. https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15370