Aula: um acontecimento construído por múltiplas ações de linguagem

  • Marinalva Vieira Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Palavras-chave: Linguagem, aula, acontecimento

Resumo

Este trabalho tem como tema as interações em sala de aula.  O estudo é feito com base em discursos produzidos por professores e alunos de dois níveis de escolarização: Fundamental e Universitário. O objetivo central é refletir sobre as múltiplas ações de linguagem a que professores e alunos recorrem na construção do processo de ensino-aprendizagem. Com base numa concepção dialógica de sujeito e de linguagem (Bakhtin, 1929, 1979), demonstro que, em qualquer nível de escolarização, a aula define-se muito mais pela pluralidade de posicionamentos do que pela unicidade. O modo como professores e alunos interpretam (o que inclui a aceitação ou a refutação) suas posições institucionais, os conteúdos de ensino, as ações linguageiras dos interlocutores faz com que a aula seja um espaço de emergência de gestos e ações próprias de cada sujeito. Pequenos acontecimentos a constituem e a transformam em um evento com garantias sobre como começar, mas não acerca de como terminar. Esse dinamismo faz da aula um sistema aberto e complexo.

Biografia do Autor

Marinalva Vieira Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Possui doutorado em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, com Estágio no Laboratório ICAR (Interactions, Corpus, Apprentissages, Représentations), ligado à Université Lyon 2 e à Ecole Normale Superieure de Sciences Humaines et Lettres de Lyon. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Publicou o livro “O discurso emotivo nas interações em sala de aula” e em co-autoria também publicou o livro “O ensino da língua portuguesa”. Tem experiência na área de Linguística e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, escrita, leitura e metodologia do ensino da língua portuguesa.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Vieira Barbosa, M. (2019). Aula: um acontecimento construído por múltiplas ações de linguagem. Revista Linguagem & Ensino, 13(2), 375-396. https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15372