Variantes motivacionais de professores de língua inglesa em um curso de formação inicial

  • Sandra Mari Kaneko-Marques Universidade Estadual Paulista - São José do Rio Preto
  • Cláudia Jotto Kawachi Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Formação de professores, inglês como língua estrangeira, motivação

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a relevância de variantes motivacionais de alunos ingressantes em um curso de formação inicial de professores de língua inglesa, que tem em sua proposta pedagógica o desenvolvimento da proficiência na língua-alvo e a construção de conhecimentos acerca dos processos de ensino e aprendizagem de língua estrangeira concomitantemente desde os estágios iniciais do curso. Além disso, busca-se compreender como essa estrutura curricular vem sendo desenvolvida, verificando como os alunos-professores reagem frente à nova proposta. Por meio dos resultados obtidos, foi possível destacar questões relevantes com relação à motivação, uma vez que desses graduandos muitos apresentaram considerável interesse pela atividade docente e aqueles que não possuíam tal perfil, demonstraram-se envolvidos com o aperfeiçoamento da língua inglesa, ou seja, pode-se indicar que tanto as necessidades quanto as expectativas de ambos os grupos estão sendo contempladas no curso, favorecendo a motivação para o ensino e aprendizagem de línguas.

Biografia do Autor

Sandra Mari Kaneko-Marques, Universidade Estadual Paulista - São José do Rio Preto
É doutoranda no programa de Estudos Linguísticos, na área de concentração em Linguística Aplicada, na Universidade Estadual Paulista-São José do Rio Preto. Possui Licenciatura Plena em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal de São Carlos e é mestre em Linguística pela mesma instituição. Atuou como professora de inglês em institutos de idiomas, no ensino fundamental e médio da rede privada e no ensino superior. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de língua inglesa e ensino e aprendizagem de língua inglesa.
Cláudia Jotto Kawachi, Universidade Federal de São Carlos
É doutoranda do programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos. Licenciada em Letras-Português/Inglês e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, possui experiência na área de língua inglesa como professora em institutos de idioma e escolas da rede particular de ensino, em nível fundamental e médio. Na área de formação de professores de língua inglesa, atuou como coordenadora pedagógica em uma escola de idiomas e como professora substituta em uma instituição de ensino superior.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Kaneko-Marques, S. M., & Kawachi, C. J. (2019). Variantes motivacionais de professores de língua inglesa em um curso de formação inicial. Revista Linguagem & Ensino, 13(2), 467-494. https://doi.org/10.15210/rle.v13i2.15376