O português não-padrão em livros didáticos: posições discursivas

  • Maria Inês Pagliarini Cox Universidade Federal de Mato Grosso
  • Sonia Renata Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: Heterogeneidade linguística, livro didático, ensino de língua portuguesa, interdiscurso, polêmica

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de arquivo que teve por objetivo investigar os gestos de interpretação de dois livros didáticos de Língua Portuguesa destinados ao Ensino Médio no que concerne a usos linguísticos outros que não os da norma-padrão. Os dados foram coletados através de recortes de enunciados presentes nessas obras. O estudo teve como base teórica a Análise de Discurso francesa, sob a perspectiva de Dominique Maingueneau. Numa das obras, o Mesmo é o discurso gramatical que mantém uma espécie de namoro infiel com o Outro, o discurso linguístico. Na outra, o Mesmo é o discurso linguístico, enredado numa espécie de separação litigiosa do Outro, o discurso gramatical.

Biografia do Autor

Maria Inês Pagliarini Cox, Universidade Federal de Mato Grosso
Maria Inês Pagliarini Cox é professora da Universidade Federal de Mato Grosso. Atua no Programa de Mestrado em Estudos de Linguagem (MeEL), na área de Estudos Linguísticos e na linha de pesquisa Práticas Discursivas. É membro do grupo de pesquisa Transculturalidade e Educação Linguística e tem se dedicado à pesquisa de questões relacionadas ao ensino de língua materna, focalizando os discursos acerca das variedades linguísticas do português que circulam na esfera midiática e escolar. Organizou os livros Cenas de sala de aula, Vozes cuiabanas: estudos linguísticos em Mato Grosso, e Que Português é esse? - Vozes em conflito.
Sonia Renata Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso
Sonia Renata Rodrigues possui mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso, trabalhou na UFMT como professora substituta e atualmente é professora efetiva da rede estadual de ensino de Mato Grosso. É membro do grupo de pesquisa Transculturalidade e Educação Linguística e tem se dedicado à pesquisa de questões relacionadas ao ensino de língua materna, envolvendo, sobremaneira, o discurso, a leitura e a produção textual.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Inês Pagliarini Cox, M., & Renata Rodrigues, S. (2019). O português não-padrão em livros didáticos: posições discursivas. Revista Linguagem & Ensino, 14(1), 145-171. https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15386