Educação linguística e ensino de gramática na educação básica

  • Eloisa Pilati Universidade de Brasília - UnB
  • Rozana Reigota Naves Universidade de Brasília - UnB
  • Helena Guerra Vicente Universidade de Brasília - UnB
  • Heloisa Salles Universidade de Brasília - UnB
Palavras-chave: Educação linguística, competência linguística, ensino de gramática, conhecimento gramatical

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a questão do estudo gramatical na educação básica, tomando-se como referência os pressupostos da linguística moderna.  Para tanto, propõe-se uma metodologia baseada em projetos, que privilegia a formulação de hipóteses e o raciocínio inferencial sobre dados linguísticos, tendo-se como pressupostos, por um lado, a capacidade do educando de ler, interpretar e produzir enunciados e, por outro, a natureza inata do conhecimento linguístico. O artigo aborda três aspectos específicos do ensino de língua portuguesa – transitividade, regência verbal, e ordem de palavras –, mostrando questões com que os professores deparam ao utilizar a norma e a nomenclatura tradicionais e buscando apresentar uma proposta alternativa de trabalho pedagógico com a gramática, pautado no conceito de competência linguística.

Biografia do Autor

Rozana Reigota Naves, Universidade de Brasília - UnB
Rozana Reigota Naves é doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB) e professora do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da UnB. Entre os seus interesses de pesquisa destacam-se a abordagem formalista de fenômenos gramaticais, principalmente aqueles que remetem à interface entre sintaxe e semântica lexical. Desenvolve pesquisa na área de teoria e análise linguística, especialmente sobre temas relativos à estrutura argumental de predicados.
Heloisa Salles, Universidade de Brasília - UnB
UnB
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Pilati, E., Reigota Naves, R., Guerra Vicente, H., & Salles, H. (2019). Educação linguística e ensino de gramática na educação básica. Revista Linguagem & Ensino, 14(2), 395-425. https://doi.org/10.15210/rle.v14i2.15397