A dimensão político-pedagógica da “comunicação sem equívocos” frente aos desafios da escola para todos: novos lugares interpretativos para a prática docente

  • Leda Verdiani Tfouni Universidade de São Paulo - USP
  • Diana Junkes Martha Toneto Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Alessandra Adorni Universidade Estadual Paulista - USP
Palavras-chave: Letramento, escrita no Ensino Fundamental, Análise do Discurso

Resumo

O objetivo do presente artigo é tecer algumas considerações sobre a produção textual de um aluno do Ciclo II do Ensino Fundamental. Pretende-se mostrar como o texto do aluno pode ser lido por um viés que deixa de observar características textuais importantes, desconsiderando o seu nível de letramento e, portanto, desconsiderando a inserção dessa escrita em um contexto sócio-histórico. Tal viés, ao mesmo tempo em que é definido pela ideologia, é determinado por um equívoco interpretativo embasado pelo discurso pedagógico escolar que privilegia a língua culta, o que impede o leitor de identificar, no texto em questão, procedimentos linguístico-textuais interessantes e ricos, indicativos do letramento do aluno e de seu potencial de autoria. Essa leitura denega, em grande parte, os esforços que têm sido feitos para reverter a exclusão dos alunos da escola pública, enfraquecendo o discurso idealista que defende a existência de uma escola para todos.

Biografia do Autor

Leda Verdiani Tfouni, Universidade de São Paulo - USP
Leda Verdiani Tfouni tem Master of Arts in Language Acquisition pela University of Califórnia, Santa Barbara; é doutora em Linguística pelo IEL-UNICAMP; e livre-Docente, Associada e Titular pela USP. É também psicanalista e líder do grupo “A Análise do Discurso e suas Interfaces”(CNPq), pesquisadora do CNPq e Docente do Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP. É autora de livros, capítulos, artigos, e orientadora de dissertações e teses.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Verdiani Tfouni, L., Junkes Martha Toneto, D., & Adorni, A. (2019). A dimensão político-pedagógica da “comunicação sem equívocos” frente aos desafios da escola para todos: novos lugares interpretativos para a prática docente. Revista Linguagem & Ensino, 14(2), 427-453. https://doi.org/10.15210/rle.v14i2.15399