Diagnóstico e análise dos problemas da escrita acadêmica de estudantes de Pedagogia

  • Magda Floriana Damiani Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Clarice Vaz Peres Alves Universidade Católica de Pelotas – UCPel
  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Rejane Flor Machado Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Palavras-chave: Escrita acadêmica, psicologia da escrita, linguística

Resumo

O artigo apresenta diagnóstico dos problemas de escrita acadêmica em turma de Pedagogia. Respostas curtas a uma pergunta sobre determinado tópico teórico, estudado em uma disciplina, foram submetidas a análises de conteúdo e linguística, revelando que a maioria não a respondeu adequadamente. Os principais problemas linguísticos encontrados foram: pontuação, ausência de paralelismo nas construções frasais e impropriedade vocabular. A apreciação detalhada de duas respostas, escolhidas ao acaso, visando a examinar a lógica de produção da escrita, sugere que as estudantes não refletiram sobre o que escreveram, tanto no que se refere à organização semântica quanto à organização linguística. Elas pareciam não ter claro que escrever é um processo de resolução de problemas, fato que pode ter contribuído para a produção de textos sem a qualidade esperada para futuras profissionais que serão responsáveis pelo ensino da escrita e seu aperfeiçoamento em crianças e adultos.

Biografia do Autor

Magda Floriana Damiani, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Magda Floriana Damiani é Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas, Mestre em Psicologia Educacional e Doutora em Educação pela Universidade de Londres (Inglaterra). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Siegen (Alemanha) e atua como professora associada na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. É pesquisadora do CNPq e coordena o grupo de pesquisa “Educação e Psicologia Histórico-Cultural”. Publicou diversos capítulos de livros e artigos e orienta dissertações e teses.
Clarice Vaz Peres Alves, Universidade Católica de Pelotas – UCPel
Clarice Vaz Peres Alves possui mestrado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel e é doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. É professora da Educação Básica. É autora de capítulo de livro na área de Linguística Textual e autora de artigos na área da  Educação e da Linguística Textual. Orienta trabalhos em curso Lato Sensu.
Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Lourdes Maria Bragagnolo Frison tem mestrado em Educação pela PUCRS, é doutora em Educação pela PUCRS e fez doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa/Portugal. É Professora Adjunta da FaE/UFPel, líder do "Grupo de Estudos e Pesquisa da Aprendizagem Autorregulada - GEPAAR" (CNPq) e realiza pesquisas financiadas pelo CNPq. É Docente do Departamento de Fundamentos Psicológicos da Educação, da FaE/UFPel. É autora de capítulos de livros e artigos. Orienta dissertações de mestrado.
Rejane Flor Machado, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Rejane Flor Machado é Doutora em Letras, área de concentração em Linguística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas, dedicando-se à docência e à pesquisa.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Floriana Damiani, M., Vaz Peres Alves, C., Maria Bragagnolo Frison, L., & Flor Machado, R. (2019). Diagnóstico e análise dos problemas da escrita acadêmica de estudantes de Pedagogia. Revista Linguagem & Ensino, 14(2), 455-478. https://doi.org/10.15210/rle.v14i2.15400