Cristo na era do Big Brother

  • João Carlos Cattelan Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: Intertexto. Interdiscurso. Unicidade. Sujeito

Resumo

Está bem estabelecido que o sujeito se constitui entre textos e discursos, por meio de relações intertextuais e interdiscursivas com vozes que o antecederam. Nos estudos que se voltam para essa problemática, o pêndulo ora torce para o lado do eu, ora para o lado do tu. Busco, aqui, efetuar um conjunto de reflexões com o objetivo de elucidar um princípio que determina a constituição do sujeito, orienta o jogo entre ele e o outro e define o (des)arranjo produzido por meio da tentativa (inútil, mas necessária) de se dar completude e garantir um princípio de unicidade contra a heterogeneidade massiva típica da subjetividade. Esse princípio é o da existência de uma formação discursiva e ideológica nodal que submete todas as demais aos seus ditames e ao seu fio avaliativo próprio.

Biografia do Autor

João Carlos Cattelan, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
É Doutor emLinguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Araraquara) e Professor do Curso de Letras e do Programa de Mestrado e Doutorado em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Entre os seus interesses de pesquisa, destacam-se os estudos de caráter discursivo, com preferência para corpora que se referem à linguagem ordinária e à interação face a face, pautando-se no objetivo de perceber as cargas imaginárias que pesam sobre as materialidades discursivas produzidas.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Carlos Cattelan, J. (2019). Cristo na era do Big Brother. Revista Linguagem & Ensino, 15(1), 15-38. https://doi.org/10.15210/rle.v15i1.15408