Caracterização acústica do fenômeno de monotongação dos ditongos [aj, ej, oj] no falar florianopolitano

  • Carine Haupt Universidade Federal do Tocantins
  • Izabel Christine Seara Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Monotongação. Português brasileiro. Análise acústica

Resumo

Neste artigo, analisamos acusticamente o fenômeno de monotongação dos ditongos [aj, ej, oj] em sílabas abertas e fechadas no falar de Florianópolis. Esses dados foram extraídos de quatro entrevistas de informantes florianopolitanos do sexo masculino. Essas entrevistas constituem o banco de dados do Projeto VARSUL (Variação Linguística na Região Sul do Brasil). Observamos que o fenômeno de variação não se dá de forma abrupta havendo uma gradiência nos casos investigados. A semivogal deixa vestígios de sua presença: na duração do segmento resultante da monotongação e na trajetória dos formantes. Nessas trajetórias, identificamos diferentes configurações: (i) o primeiro alvo (vogal de base) alongado ou (ii) a articulação de um segundo alvo (semivogal) que não se completa. Notamos ainda que, mesmo em ditongos, nem sempre é possível identificar dois alvos estáveis, fato que nos leva a considerar que a gradiência do fenômeno já se inicia nos segmentos que ainda percebemos como ditongos.

Biografia do Autor

Carine Haupt, Universidade Federal do Tocantins
É Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins, vinculada ao Curso de Letras do campus de Porto Nacional. É Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Seus interesses de pesquisa envolvem questões cognitivas e sociolinguísticas relacionadas à Fonética e Fonologia e ao ensino da língua materna.
Izabel Christine Seara, Universidade Federal de Santa Catarina
É professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Departamento de Língua e Literatura Vernáculas e ao Programa de Pós-graduação em Linguística. É Doutora em Linguística pela UFSC (2000) e realizou Estágio Pós-Doutoral no Laboratoire de Phonétique et Phonologie da Université Sorbone-Nouvelle (Paris 3). Seus interesses de pesquisa são: entoação-prosódia e suas interfaces, detalhamento acústico e aerodinâmico/articulatório de segmentos de fala, síntese e reconhecimento de fala.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Haupt, C., & Christine Seara, I. (2019). Caracterização acústica do fenômeno de monotongação dos ditongos [aj, ej, oj] no falar florianopolitano. Revista Linguagem & Ensino, 15(1), 263-290. https://doi.org/10.15210/rle.v15i1.15419