A reescrita no contratempo: tempo de reconhecer a instrução, tempo de compreender a ação, tempo de apropriar-se da interlocução

  • Silvana Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Valdir Flores Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Palavras-chave: Instrução, reescrita, enunciação, tempo

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre a instrução em ambiente técnico e educacional. Em nossa breve revisão teórica, observamos que instrução tem definições diferentes para os Estudos Cognitivos, para a Linguística do Texto e para Projetos de Escrita Criativa. O principal objetivo é problematizar a noção de instrução em uma situação de escrita autoral. Para tal objetivo, apresentamos a fundamentação teórica da Linguística da Enunciação (BENVENISTE, 1988, 1989), em especial as noções de sujeito e correlatas, tempo e processo de enunciação. Analisamos algumas instruções em uma situação de orientação de artigo de conclusão de curso de Especialização em Linguagem e concluímos que a instrução bem sucedida é aquela que permite ao aluno novas interlocuções.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Silva, S., & Flores, V. (2019). A reescrita no contratempo: tempo de reconhecer a instrução, tempo de compreender a ação, tempo de apropriar-se da interlocução. Revista Linguagem & Ensino, 15(2), 457-486. https://doi.org/10.15210/rle.v15i2.15428