A sala de aula de alemão LE para falantes de dialeto: realidades e mitos

  • Dorotea Frank Kersch Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Carina Maria Sauer Instituto Educacional Luterano de Santa Catarina
Palavras-chave: mitos, preconceito, ensino de alemão, bilinguismo

Resumo

Muitos dos mitos que povoam o imaginário de professores de língua materna estão presentes também nas aulas de língua estrangeira, de modo especial nas de alemão padrão a falantes de variedades de menor prestígio dessa língua. No presente estudo, temos como objetivo identificar as concepções de alunas e professora em relação ao dialeto nas aulas de alemão padrão. Para essa finalidade, acompanhamos, durante um mês, as aulas de alemão padrão numa turma de alunas do primeiro ano do ensino médio, numa escola de Ivoti-RS. Além das observações, foi também aplicado um questionário que objetivava identificar qual a concepção das alunas em relação às interferências que o dialeto podia ter nas aulas de alemão padrão, considerando as quatro habilidades: ler, compreender, falar e escrever. Além disso, o questionário procurou verificar que atitudes – preconceituosas ou não – as falantes tinham em relação a sua língua materna. Os resultados mostram que há indícios de que o dialeto é um elemento facilitador na aprendizagem do alemão padrão, especialmente no que diz respeito à compreensão, à leitura e à desenvoltura na fala dessa língua estrangeira. Diferente do quemuitos pensam, o dialeto aparenta não interferir de forma negativa nas aulas de alemão padrão, ao contrário, produz efeitos muito positivos. Apenas em relação à escrita grande parte das alunas considera o fato de serem falantes bilíngues (português-alemão) um dificultador.

Biografia do Autor

Dorotea Frank Kersch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
É doutora em Filologia Românica pela Universidade Christian Albrechts de Kiel, Alemanha, onde também trabalhou como leitora de português. Vinculada à UNISINOS desde 1996, é professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e, desde 2007, é também Gerente Acadêmica da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação. Dedica-se a estudos de letramento, variação linguística, bilinguismo e contato linguístico do português com alemão.
Carina Maria Sauer, Instituto Educacional Luterano de Santa Catarina
É graduada em Letras Português/Alemão pela Unisinos e professora de alemão na Associação Educacional Bom Jesus - IELUSC, de Joinvile-SC.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Kersch, D. F., & Sauer, C. M. (2019). A sala de aula de alemão LE para falantes de dialeto: realidades e mitos. Revista Linguagem & Ensino, 13(1), 183-203. https://doi.org/10.15210/rle.v13i1.15463