O Professor em formação e o conflito de currículos: Uma experiência de pesquisa-ação

  • Luciana Lins Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Alice Maria da Fonseca Freire Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Palavras-chave: pesquisa-ação, reflexão crítica, formação de professores

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar a minha própria prática pedagógica enquanto professora pré-serviço de inglês como Língua estrangeira na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro , focalizando a flutuação entre os papéis de aluna e professora inerentes à minha posição. Seguindo a metodologia da pesquisa- ação (Thiollent, 1986; McNiff, 1988; Kincheloe, 1997; Moita Lopes, Freire, 1998) investigo, ainda, como a interação entre currículos (cf. Britzman, 1989) influencia tal flutuação. Os resultados revelam que a pesquisa-ação representa uma possibilidade para que o aluno professor discuta questões relacionadas à sua prática de sala de aula, desenvolvendo a reflexão crítica sobre ela.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Lins Rocha, L., & Maria da Fonseca Freire, A. (2019). O Professor em formação e o conflito de currículos: Uma experiência de pesquisa-ação. Revista Linguagem & Ensino, 4(2), 93-105. https://doi.org/10.15210/rle.v4i2.15540