Escrita de alunos: Uma análise baseada em corpus

  • Tony Berber Sardinha Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Marilisa Shimazumi SBCI e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: Lingüística de Corpus, escrita, WordSmith Tools

Resumo

Este trabalho apresenta uma descrição preliminar de uma amostra do arquivo APU (Assessment of Performance Unit) a partir de uma perspectiva da Lingüística de Corpus. O arquivo APU contém milhares de ensaios e cartas escritas por alunos britânicos. Para os propósitos desta investigação, uma amostra dos manuscritos foi transferida para o computador e comparada com corpus de textos escritos por adultos (jornal ‘The Guardian’). A comparação foi efetuada por meios computacionais através de uma gama variada de técnicas, e expôs algumas das características típicas da escrita dos alunos.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Berber Sardinha, T., & Shimazumi, M. (2019). Escrita de alunos: Uma análise baseada em corpus. Revista Linguagem & Ensino, 6(1), 11-33. https://doi.org/10.15210/rle.v6i1.15565