Fluência da fala em segunda língua nas atividades monológicas e dialógicas

  • Célia D. S. Bell Universidade de Dresden
Palavras-chave: Produção da fala, fluência, monólogo, diálogo

Resumo

O objetivo deste trabalho é contribuir para a investigação sobre o fenômeno da produção da fala em segunda língua (L2), analisando a fluência da produção oral monológica e dialógica. Neste trabalho fluência é abordada em termos de velocidade e é avaliada em dois eventos distintos: monológico e dialógico. Seis aprendizes brasileiros de inglês como língua estrangeira, que freqüentavam o terceiro semestre de um curso de línguas em Florianópolis, participaram do estudo. Os dados foram analisados quantitativamente, isto é, o número de palavras produzidas foi divid ido pelo número de segundos gastos para produzi-las. Considerando que o objetivo do estudo foi analisar a fluência, em termos da velocidade, varáveis como correção, densidade lexical e complexidade foram ignoradas. Para esta análise, partes de palavra, repetições, e palavras que não pertenciam à língua alvo foram excluídas da análise estatística. Os resultados indicam que a natureza da tarefa afeta a velocidade. Outro achado confirma estudos anteriores (Riggenbach, 1989; Ejzenberg, 2000), mostrando que a velocidade é maior nos eventos dialógicos em comparação aos monológicos.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Bell, C. D. S. (2019). Fluência da fala em segunda língua nas atividades monológicas e dialógicas. Revista Linguagem & Ensino, 6(2), 55-79. https://doi.org/10.15210/rle.v6i2.15573