A teoria, o livro didático e o professor: uma análise da implementação de tarefas orais em LE

  • Raquel Carolina Souza Ferraz D'Ely
  • Mailce Borges Mota
Palavras-chave: atividades orais, habilidade oral, professor, livro didático

Resumo

Este artigo investiga a implementação de atividades orais em inglês como língua estrangeira e tem como foco a relação entre conceitos teóricos apresentados na literatura sobre aprendizagem de LE, o livro didático adotado e o professor em ação. Os dados foram coletados através de observação de sala de aula e entrevista com o professor participante do estudo. A análise qualitativa dos resultados indica que a expressão oral, em contraposição às outras habilidades, não é tratada de maneira específica, sendo usada como um instrumento geral para alcançar diferentes objetivos. Com relação à implementação das atividades orais, quatro aspectos foram observados como prática didática: (1) explicações, (2) questionamentos, (3) interação aluno-aluno e (4) apresentações orais. A apresentação oral feita pelos alunos é o momento que gera o desempenho mais fluente, complexo e gramaticalmente adequado. O artigo faz sugestões com relação a otimizar o desenvolvimento da capacidade de expressão oral em LE.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
D’Ely, R. C. S. F., & Mota, M. B. (2019). A teoria, o livro didático e o professor: uma análise da implementação de tarefas orais em LE. Revista Linguagem & Ensino, 7(2), 65-98. https://doi.org/10.15210/rle.v7i2.15594