Organização tópica do texto e ensino de leitura

  • Clemilton Lopes Pinheiro Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: leitura, organização tópica, texto

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de ensino de leitura a partir da noção de topicalidade como princípio de organização textual. A análise da organização tópica leva em consideração a identificação e delimitação de segmentos tópicos e dos procedimentos pelos quais esses segmentos se distribuem na linearidade do texto (organização linear) e se recobrem hierarquicamente conforme o grau de abrangência dos assuntos (organização hierárquica). O exercício de análise da organização tópica pode favorecer ao aprendiz o desenvolvimento da habilidade de reconhecer a organização de idéias nos textos que lê e a estruturá-las adequadamente nos textos que escreve.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Pinheiro, C. L. (2019). Organização tópica do texto e ensino de leitura. Revista Linguagem & Ensino, 8(1), 149-160. https://doi.org/10.15210/rle.v8i1.15608