Um Novo paradigma para a aprendizagem da linguagem: Inteligência Artificial Conexionista

  • José Marcelino Poersch Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
Palavras-chave: inteligência artificial moderna, aprendizado da língua, modelagem conexionista, redes neuroniais, processos cognitivos da linguagem

Resumo

Nas últimas duas décadas, principalmente a partir de 1986, significativos progressos na área do paradigma conexionista foram planejados e executados. As técnicas de simulação conexionista colaboraram para compreender melhor a maneira como as funções mentaissão adquiridas, armazenadas e, em certos casos, perdidas. Os modelos conexionistas baseiam-se num processamento distribuído em paralelo (PDP). Apesar de suas evidentes e valiosas contribuições, o conexionismo está longe de apresentar uma solução definitiva para todos os problemas da cognição. Somos da opinião de que esse paradigma corresponde mais a uma força explicativa do que corresponde a uma simulação perfeita dos verdadeiros processos cerebrais.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Marcelino Poersch, J. (2019). Um Novo paradigma para a aprendizagem da linguagem: Inteligência Artificial Conexionista. Revista Linguagem & Ensino, 8(1), 161-183. https://doi.org/10.15210/rle.v8i1.15609