Cartas de pedido de conselho: da descrição de uma prática de linguagem a um objeto de ensino

  • Vera Lúcia Lopes Cristóvão Universidade Estadual de Londrina
  • Adja Balbino de Amorim Barbieri Durão Universidade Estadual de Londrina
  • Elvira Lopes Nascimento Universidade Estadual de Londrina
  • Simone Aparecida Malvar dos Santos Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: gênero textual, língua estrangeira e língua materna

Resumo

Nosso trabalho apóia-se nas concepções didáticas do interacionismo sócio-discursivo, defendendo a construção de modelos didáticos de gêneros para fornecer aos professores de LE e de LM subsídios para elaborarem e/ou adaptarem atividades didáticas demonstrando, assim, que eles possibilitam avaliar a pertinência dos conteúdos e as capacidades de linguagem que podem ser desenvolvidas pelos alunos. Para a construção do modelo didático de gênero são necessárias uma análise do contexto de ensino e das capacidades de linguagem dos alunos, uma revisão dos conhecimentos dos experts e uma análise de um corpus de textos daquele gênero. Este trabalho apresenta em seus resultados a descrição do modelo didático do gênero carta de pedido de conselho.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Lúcia Lopes Cristóvão, V., Balbino de Amorim Barbieri Durão, A., Lopes Nascimento, E., & Aparecida Malvar dos Santos, S. (2019). Cartas de pedido de conselho: da descrição de uma prática de linguagem a um objeto de ensino. Revista Linguagem & Ensino, 9(1), 41-76. https://doi.org/10.15210/rle.v9i1.15627