Tapando buracos em um projeto de formação continuada à distância para professores de LE: avanços apesar da dura realidade

  • Laura Miccoli Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Palavras-chave: educação à distância, formação continuada, experiências de professores

Resumo

O artigo reporta problemas e avanços vivenciados durante o Curso de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) para professores de língua estrangeira (LE) em onze escolas de uma instituição particular de ensino entre 2001 e 2003. O CAP teve por objetivo levar professores a refletirem sobre sua prática e a implementar mudanças em sala de aula em sintonia com a LDBEN e os PCN´s. Em três módulos de 18 semanas, os professores trabalharam individual e coletivamente durante 4 horas semanais. Materiais foram trocados entre a consultora-pesquisadora e os professores através do correio ou mala-direta. Videoconferências promoveram interação e reflexão coletiva entre professores de realidades de ensino muito diferentes. Apesar das dificuldades os resultados demonstram avanços. Os dados expõem as dificuldades, concepções e teorias que se refletem na prática. Implicações e sugestões a partir desta experiência de educação à distância são apresentadas, encorajando a continuidade de iniciativas similares para a capacitação desses docentes.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Miccoli, L. (2019). Tapando buracos em um projeto de formação continuada à distância para professores de LE: avanços apesar da dura realidade. Revista Linguagem & Ensino, 9(1), 129-158. https://doi.org/10.15210/rle.v9i1.15629