Reflexões sobre ensino de línguas materna e estrangeira no Brasil: aproximações, distanciamentos e contradições

  • Daiana Campani Universidade do Vale do Rio dos Sinos Faculdades de Taquara
Palavras-chave: língua materna, língua estrangeira, ensino

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões relacionadas ao ensino de língua materna (LM) e de língua estrangeira (LE) em nosso país, apontando aproximações, distanciamentos e contradições nessas áreas. A partir de uma revisão de trabalhos de autores que se dedicam à realidade do ensino de línguas, o artigo tece algumas considerações sobre o fato de que, apesar de consideráveis avanços nas pesquisas nas duas áreas, esses progressos não conseguem chegar, de fato, à sala de aula nas escolas formais, e as aulas ainda são pautadas mais em prescrição do que em interação. Diante dessa realidade, o texto procura refletir sobre possíveis caminhos que possam ser seguidos pelo professor, considerando a realidade apontada.

Biografia do Autor

Daiana Campani, Universidade do Vale do Rio dos Sinos Faculdades de Taquara
É licenciada em Letras e mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Durante seu curso de mestrado, na linha de pesquisa “Aquisição, Ensino e Aprendizagem de Línguas”, dedicou-se à pesquisa sobre o trabalho com gêneros textuais na sala de aula de língua materna, que deu origem à dissertação“Questões para além da didatização do gênero: um olhar para o ensino de pontuação em seqüência didática sobre o gênero textual conto humorístico infantil”, sob a orientação da Profa. Dra. Ana Maria de Mattos Guimarães. Atualmente, é professora do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Novo Hamburgo, RS, e professora no curso de Letras e em outros cursos das Faculdades de Taquara (FACCAT).
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Campani, D. (2019). Reflexões sobre ensino de línguas materna e estrangeira no Brasil: aproximações, distanciamentos e contradições. Revista Linguagem & Ensino, 9(2), 201-221. https://doi.org/10.15210/rle.v9i2.15644