Pesquisando o uso de dicionários

  • Herbert Andreas Welker Universidade de Brasília - UnB
Palavras-chave: lexicografia, uso do dicionário, efeitos do uso de dicionários

Resumo

A nível internacional, já existe uma quantidade considerável de pesquisas sobre o uso de dicionários; porém, no Brasil o número ainda é bem reduzido. Quanto aos resultados, percebem-se algumas tendências, mas muitas questões permanecem em aberto. Neste artigo, faço uma distinção entre pesquisas sobre as idéias e atitudes dos usuários e pesquisas sobre o efeito do uso de dicionários. Chamo a atenção para o fato de que é necessário explicitar o que exatamente é pesquisado, diferenciandose entre tipos de usuários, tipos de dicionários e situações de uso. Depois de fazer um breve relato da pesquisa mais abrangente já realizada (descrita em Atkins e Varantola, 1998) e após algumas observações sobre os métodos empregados, mostro o que tem sido publicado nessa área no Brasil.

Biografia do Autor

Herbert Andreas Welker, Universidade de Brasília - UnB
Possui graduação em Letras Inglês (Universite de Paris VII, França, 1971), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (1990) e doutorado em Linguística (Universität des Saarlandes, Alemanha, 2003). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Alemã, atuando principalmente nos seguintes temas: lexicografia, uso de dicionários e ensino de alemão para estrangeiros.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Andreas Welker, H. (2019). Pesquisando o uso de dicionários. Revista Linguagem & Ensino, 9(2), 223-243. https://doi.org/10.15210/rle.v9i2.15645